28 de abr. de 2012

Sobre a Renúncia


(Marla de Queiroz)

Renunciar a algo que amamos muito e
que desejamos com toda a força do coração
é uma das decisões mais cruéis de se tomar que conheço.
Porque a perda equivale a uma morte dupla:
morrer para alguém e matar a pessoa na gente.
É como se sobrasse por dentro apenas um casarão vazio
com um jardim morto. E, de repente,
tudo tão subitamente anoitecido sem previsões de dia novo.
É um caminhar lento e arrastado numa espera sombria
de que as horas passem e o tempo leve
essa febre alta sem medicação possível.
É preciso que haja tanta paciência e firmeza por dentro
pra não entrar em desespero, que a sensação que se tem
é de estar meio fora do ar, com tanto esforço.
E até chorar fica difícil,
teme-se que nunca mais o choro cesse.

Há muitas perdas quando se termina algo
que não se queria ter terminado: muda-se a auto-imagem,
alegrias ficam suspensas, sonhos desaparecem por um tempo
e nenhuma cor na paisagem.
O cotidiano fica obscurecido por aquela lacuna aberta
no meio do que era a parte mais interessante dos dias.

Com o tempo, você analisa que abrir mão de algo muito importante,
só se faz quando se tem um motivo maior que esse algo:
seja um propósito, uma crença, um valor íntimo,
uma obstinação qualquer que te oriente para essa escolha
que já se sabia tão dolorosa. É um sacrifico voluntário
por algo mais pleno, mais grandioso em Beleza. E, nestas análises,
você descobre outras perdas que são positivas:
perde-se também a ansiedade, a insegurança e a ilusão.
E você aprende a recomeçar agradecendo por vitórias tão pequenininhas...

Como quando é noite e antes de dormir você se enche de gratidão:
“Deus, obrigada, porque é noite e eu tenho o sono...
Que venha um sonho novo, então.”

25 de abr. de 2012

Sobre medos…

Não sei se há verdade no que escrevo.

Há sentimento e uma vontade imensa de transmutar certas tristezas.

Mas verdade, talvez não haja. Não há uma real crença de que o texto esteja pronto. Não há um absolutismo nessa sensação que as palavras causaram montando uma história bonita. Às vezes, de tão insegura, por tanto medo de cambalear entre as palavras, risco o papel até rasgá-lo, tamanha minha força. Essa força que só quem tem muito medo dentro de si sabe usar).

Eu produzo porque tenho muito medo de ser inútil. Eu abandono quando sinto muito medo de ser rejeitada. Eu adormeço porque tenho medo de não encontrar paz em nada. E, de tão compreensiva sempre, quando tenho que me defender, só tenho vontade de agredir. Porque tenho o potencial de tanta raiva dentro de mim. (Eu me busco tanto em tudo que fiz da palavra “encontro” o fim da minha estrada. E sigo caminhando a esmo com a obstinação dos que não têm destino certo, apenas a intuição de que chegarão nalgum lugar que não se chame “cansaço”).

Não sei se há verdade no que sinto. Há sempre uma espécie de embriaguez fingindo alegria. Há sempre uma espécie de lucidez trazendo a raiva à tona. Há sempre uma espécie de entendimento que me deixa vulnerável, emotiva e crítica. Não sei se no auge da minha perspicácia eu admitiria tanta bondade, nem sei se vivendo o meu cotidiano com toda a minha racionalidade eu admitiria tanta ternura. Não sei se admitindo essas características em mim, quando tivesse essa oportunidade, eu seria menos carrasca.

Tenho tanto medo das palavras que machucam que evito meus mais sinceros xingamentos. Porque sei usar palavras pra ferir com todo o dom de um poeta.As mesmas que sempre pretenderam curar. Tenho muito medo da poesia que transfere o medo pro outro, e se vinga dele pra fazer doer de um jeito a dor que não se agüentou sozinho. (Essa que desestabiliza uma pessoa emocionalmente sem a menor culpa).

Na verdade, se é que há alguma, acho que tenho direcionado muita energia pros meus medos.Talvez por isso, eles tenham sido as forças mais presentes no meu cotidiano.E tenham feito do meu coração um ser tão assustado, com tantos sobressaltos.(Por isso, talvez, minhas taquicardias pelo meu mais puro amor tenham parecido apenas maus-presságios).

(Marla de Queiroz)


22 de abr. de 2012

Entrevistas


07/05/2012 por tvbrasil

"Expressão literária: estética periferia e literatura de resistência" é o assunto do Entrelivros. O programa reúne o poeta paulista Sérgio Vaz e o rapper Gog, do Distrito Federal.

07/05/2012 por tvbrasil

Para o bate-papo sobre a mulher na Literatura, o Entrelivros recebe a escritora e roteirista, Juliana Frank; a poetisa, Cristiane Sobral; e a professora de literatura da UnB e coordenadora do grupo 'A Mulher na Literatura', Cristina Stevens.

04/05/2012 por tvbrasil

O cartunista Ziraldo participa do programa Entrelivros, ao vivo, em um bate-papo sobre literatura infantil. A 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura conta com duas exposições com ilustrações do artista mineiro. O programa é o último da série que entrevistou os principais participantes do evento, realizado entre 14 e 23 de abril, na capital federal.

Publicado em 20/04/2012 por tvbrasil

Biografia é o assunto do Entrelivros e o programa reúne grandes nomes do segmento como o escritor Fernando Morais, além do autor da biografia não-autorizada do cantor Roberto Carlos, Paulo César Araújo, e do escrito Carlos Marcelo, que fez a biografia de Renato Russo.


Publicado em 19/04/2012 por tvbrasil 

O Entrelivros recebe a cantora Fernanda Takai, da banda mineira Pato Fu; o compositor Clodo Ferreira, piauiense que fez fama em Brasília; e de Silvia Cyntrão, professora de Literatura Brasileira.


 Publicado em 18/04/2012 por tvbrasil

Escrita no mundo digital é o assunto do Entrelivros, que recebe o editor Julio Silveira, a jornalista Cora Rónai e o poeta Fabricio Carpinejar.

 Publicado em 17/04/2012 por tvbrasil
O Entrelivros debate a literatura africana contemporânea com o especialista em literatura afro-descendente Eduardo Assis Duarte, além dos escritores angolanos Ondjaki e Ana Paula Tavares.


 Publicado em 16/04/2012 por tvbrasil
A "nova crônica" é o assunto do Entrelivros. O programa conversa com o cearense Xico Sá, o mineiro Humberto Werneck e o baiano Sérgio Maggio sobre temas e estilos do século XXl.

07/05/2012 por tvbrasil
1ª Bienal Brasil do Livro e Leitura, que acontece de 14 a 23 de abril, em Brasília

20 de abr. de 2012

Regulamento Festival Literatura em Vídeo


1. O Processo de seleção “Festival Literatura em Vídeo” (doravante Festival), promovido no período compreendido entre os dias 05 de abril de 2012 e 14 de novembro de 2012 pela ABRIL EDUCAÇÃO S/A, empresa com sede na Avenida Otaviano Alves de Lima, 4400, 7º andar ala C, na cidade de São Paulo – SP, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 02.541.982/0001-54 (doravante ABRIL EDUCAÇÃO), em conjunto com a EDITORA SCIPIONE S/A, empresa com sede na Avenida Otaviano Alves de Lima, 4400, 6º andar ala B, na cidade de São Paulo - SP, inscrita no CNPJ/MF sob o n° 44.127.355/0026-70 (doravante SCIPIONE) e com a EDITORA ÁTICA S/A, empresa com sede na Avenida Otaviano Alves de Lima, 4400, 5º andar ala A, na cidade de São Paulo - SP, inscrita no CNPJ/MF sob o n° 61.259.958/0002-77 (doravante ÁTICA), (doravante Organizadoras), visa estimular o hábito de leitura nos adolescentes, bem como abrir um espaço criativo para alunos e professores.
1.1. Nas hipóteses de caso fortuito e/ou força maior, as Organizadoras do presente Festival se reservam ao direito de proceder à alteração de cláusulas deste Regulamento, dos prêmios oferecidos e/ou data de divulgação dos resultados, cujas alterações serão amplamente comunicadas aos participantes e demais interessados.
1.2. Poderão participar desta seleção alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas e privadas de todo o Brasil, sempre orientados por um professor responsável, sendo certo que todos, inclusive menores de idade na pessoa de seus pais ou responsável legal, deverão aceitar e cumprir as regras do presente Regulamento, bem como realizar a inscrição pelo site do Festival (www.literaturaemvideo.com.br).
1.2.1 As Organizadoras poderão desclassificar qualquer grupo participante que não atenda aos requisitos estabelecidos no item acima.
1.3. Os interessados em participar desta seleção deverão produzir um vídeo com duração entre 30 e 300 segundos (05 minutos), inspirado em um título de ficção do catálogo.
1.4. Os alunos concorrerão entre si, divididos em grupos e em condições de igualdade, em duas categorias diferentes, uma para alunos do Ensino Fundamental II e outra para alunos do Ensino Médio.
2. DA INSCRIÇÃO:
2.1 O professor responsável deverá formar grupos de no máximo 5 alunos para participar deste processo de seleção.
2.1.1 O grupo de alunos inscritos pelo professor responsável para a participação no Festival pode incluir alunos de diferentes anos e diferentes segmentos.
2.1.1.1 Se um dos alunos inscritos estiver matriculado no Ensino Médio, seu grupo irá concorrer na categoria para alunos de Ensino Médio.
2.1.2 Os alunos inscritos em um mesmo grupo precisam estar matriculados na mesma instituição de ensino.
2.1.3 O professor pode ser responsável pela inscrição de mais de um grupo.
2.2 As inscrições poderão ser feitas entre 5 de abril e 30 de setembro de 2012, através do endereço http://www.literaturaemvideo.com.br (clicar em "Participe").
2.2.1 A participação dar-se-á mediante preenchimento do cadastro de inscrição através do hotsite do Festival pelo professor responsável e a aceitação deste regulamento, bem como a inscrição dos alunos participantes e o upload do vídeo concorrente ou envio do mesmo através dos Correios, com Aviso de Recebimento, gravado em CD ou DVD.
2.2.1.1 Durante o preenchimento do cadastro de inscrição só será exigido dos participantes os dados necessários à sua identificação.
2.2.1.2 Os vídeos concorrentes devem estar em poder das Organizadoras até a data limite das inscrições.
2.2.1.3 As Organizadoras não se responsabilizam por problemas na execução dos vídeos enviados bem como atrasos na entrega dos vídeos concorrentes.
2.2.2 Participantes menores de 18 anos precisarão da autorização dos pais ou representantes legais para sua participação neste processo seletivo e para receber a premiação correspondente, caso sejam contemplados. A autorização mencionada acima será de total responsabilidade do professor orientador. Veja o modelo no endereço www.literaturaemvideo.com.br (clicar em O Festival e nesta seção, clicar em “Regulamento”).
2.2.3 Os vídeos inscritos neste processo seletivo deverão ser produzidos apenas pelos alunos matriculados entre o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental II e entre o 1º e o 3º ano do Ensino Médio, não sendo permitida a inscrição de pessoas que não se encaixem nesse perfil.
2.3 A criação do vídeo pelos participantes, bem como dos conteúdos inseridos nele, é livre, desde que o material não apresente conteúdos que:
(i) sejam confidenciais ou sujeito a contratos de confidencialidade;
(ii) possam causar dano a terceiros, seja através de difamação, injúria ou calúnia; danos materiais e/ou danos morais;
(iii) sejam obscenos e/ou pornográficos;
(iv) contenham dados (mensagens, informações, imagens) subliminares;
(v) contenham dados ou informações que constituam ou possam constituir crime (ou contravenção penal) ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crimes (ou contravenção penal);
(vi) constituam ofensa à liberdade de crença e às religiões;
(vii) contenham dado ou informação racista ou discriminatória;
(viii) contenham menor de idade sem a autorização, por escrito, dos pais ou responsáveis legais e, quando necessário, alvará judicial;
(ix) violem qualquer lei ou sejam inapropriados;
(x) tenham intenção de divulgar qualquer outro produto, serviço ou tenham qualquer finalidade comercial;
(xi) façam propaganda eleitoral ou divulguem opinião favorável ou contra qualquer partido ou candidato;
(xii) tenham sido produzidos por terceiros, sem a autorização expressa dos mesmos;
(xiii) tenham menção ou imagem de qualquer outra marca ou produto que possam caracterizar propaganda.
2.3.1 Esta seleção visa incentivar a criatividade de seus participantes, desta forma fica claro e estabelecido que não serão aceitos vídeos que divulguem, de qualquer forma, qualquer outro produto, marca e/ou serviços ou que não sejam produções originais.
2.4 Os vídeos que apresentem qualquer característica mencionada no item 2.3, serão automaticamente desclassificados.
2.5 Caso haja inscrições de vídeos idênticos enviados por participantes diferentes, será considerado como válido o material inscrito na data mais próxima do início da seleção.
2.6 As Organizadoras poderão utilizar os vídeos vencedores como materiais de divulgação em Televisão, internet, celular ou quaisquer outros tipos de mídias.
3. DA SELEÇÃO DOS VÍDEOS, VOTAÇÃO POPULAR E ESCOLHA TÉCNICA
3.1 A seleção dos vídeos será divida em dois segmentos, um para avaliar os vídeos do Ensino Fundamental II e outro para avaliar os vídeos do Ensino Médio.
3.2 Os vídeos enviados para esta seleção serão analisados por uma comissão julgadora formada por pessoas ligadas as empresas Organizadoras do Festival, empresas parceiras das Organizadoras e pessoas que as Organizadoras julgarem necessárias, que escolherão:
  • 10 (dez) vídeos vencedores do Destaque Regional, sendo 05 (cinco) vídeos vencedores no segmento Ensino Fundamental II e 05 (cinco) vídeos vencedores no segmento Ensino Médio.
  • 08 (oito) vídeos vencedores do Destaque de Categoria, sendo 04 (quatro) vídeos vencedores no segmento Ensino Fundamental II e 04 (quatro) vídeos vencedores no segmento Ensino Médio.
  • 10 (dez) vídeos finalistas, sendo 05 (cinco) vídeos finalistas no segmento Ensino Fundamental II e 05 (cinco) vídeos finalistas no segmento Ensino Médio.
  • 02 (dois) vídeos vencedores do Júri Técnico, sendo 01 (um) vídeo vencedor no segmento Ensino Fundamental II e 01 (um) vídeo vencedor no segmento Ensino Médio.
3.2.1 Serão desclassificados os vídeos que excederem 05 (cinco) minutos e/ou não tiverem associação com a obra literária escolhida, sendo impossível reconhecê-la na produção video gráfica.
3.2.2 Os critérios que serão usados para seleção dos 8 (oito) vídeos do Destaque de Categoria serão:
· Melhor roteiro: Esta categoria vai premiar a maneira mais atraente, inventiva e competente de contar uma história. Será analisada a estrutura narrativa (se a história é contada de maneira cronológica ou de trás pra frente, se trabalha satisfatoriamente com o formato clássico ou se subverte as regras de maneira inovadora). Também serão analisados os diálogos, os personagens e a adequação do roteiro com a obra literária adaptada.
· Melhor direção de arte: Cenários, objetos de cena, roupas e acessórios servem para ambientar a história, contribuir com a narrativa, traduzir o perfil físico e emocional de cada personagem e localizá-los na época em que o filme se passa. É importante observar que a melhor direção de arte não é, necessariamente, a mais cara e rebuscada. Uma direção de arte simples, realizada com poucos recursos, mas que seja criativa, coerente com a linguagem do filme e harmônica com fotografia e atores pode ter um grande impacto visual.
· Melhor fotografia: A escolha da câmera, das lentes, iluminação e enquadramento podem garantir ao filme uma identidade visual perfeita e um grande impacto estético. Nesta categoria serão premiadas as melhores opções estéticas feitas pelo diretor e pelo fotógrafo com o objetivo de traduzir o roteiro para a linguagem audiovisual, sua inventividade, capacidade de criar metáforas visuais, de contribuir com a narrativa e sua adequação com o conceito do vídeo.
· Melhor som: Clareza do som e o volume da gravação são levados em conta nesta categoria. Serão avaliadas a qualidade do audio, bem como opções criativas de uso do som para contribuir com a narrativa do filme, criar metáforas e traduzir o universo emocional dos personagens.
3.2.3 Os critérios que serão usados para seleção dos 10 (dez) vídeos finalistas e dos 30 (trinta) vencedores regionais, tendo como tema a história de uma das obras literárias das Editoras Ática ou Scipione serão:
  • Criatividade;
  • Qualidade da produção;
  • Adaptação do roteiro;
3.3 O resultado dos 10 (dez) vídeos vencedores do Destaque Regional, dos 08 (oito) vídeos vencedores do Destaque de Categoria e dos 10 finalistas será divulgado no dia 15 de outubro de 2012 pelo hotsite do concurso. No período de 15 a 28 de outubro de 2012 iniciar-se-á a votação popular no hotsite do FESTIVAL LITERATURA EM VÍDEO (www.literaturaemvideo.com.br) que escolherá o vídeo vencedor no segmento Ensino Fundamental II e o vídeo vencedor no segmento Ensino Médio. Cada computador poderá votar apenas em 02 (dois) vídeos: 01 (um) da categoria Ensino Fundamental II e 01 (um) da categoria Ensino Médio. A votação encerrar-se-á às 18hs do dia 28 de outubro de 2012.
3.3.2 Serão desclassificados os grupos que se beneficiarem de fraude na votação por meio de recursos eletrônicos.
3.4 Dentre os 10 (dez) vídeos finalistas, 02 (dois) vídeos, sendo 01 (um) na categoria Ensino Fundamental II e 01 (um) na categoria Ensino Médio, serão os vencedores nas categorias técnicas por terem apresentado o melhor desempenho de acordo com os critérios citados no item 3.2.1 e que podem se melhor entendidos na seção Critérios de avaliação no hotsite do FESTIVAL LITERATURA EM VÍDEO (www.literaturaemvideo.com.br).
3.5 A escolha dos 10 (dez) vídeos vencedores do Destaque Regional, dos 08 (oito) vídeos vencedores do Destaque de Categoria, dos 10 vídeos finalistas, dos 02 (dois) vencedores pelo voto popular e dos 02 (dois) vencedores do voto técnico será inquestionável e irrecorrível.
3.6 O resultado final será divulgado no dia 08 de novembro de 2012 em um evento de premiação que acontecerá em São Paulo (capital) e no dia 09 novembro de 2012 no hotsite do FESTIVAL LITERATURA EM VÍDEO (www.literaturaemvideo.com.br).
4. DA PREMIAÇÃO:
4.1 Serão contemplados com os prêmios abaixo mencionados os professores responsáveis, os alunos e as escolas produtoras dos 10 (dez) vídeos vencedores do Destaque Regional, conforme divulgados no hotsite do Festival (www.literaturaemvideo.com.br):
  • Os educadores orientadores serão premiados com um certificado de participação e uma medalha de reconhecimento;
  • Os alunos participantes receberão um certificado de participação e uma medalha de reconhecimento;
  • As escolas onde estão matriculados os alunos participantes dos vídeos receberão uma placa de reconhecimento.
4.2 Serão contemplados com os prêmios abaixo mencionados os professores responsáveis e os alunos produtores dos 08 (oito) vídeos vencedores do Destaque de Categoria, conforme divulgados no hotsite do Festival (www.literaturaemvideo.com.br):
  • Os professores orientadores dos vídeos vencedores serão contemplados com um certificado de premiação, uma medalha de reconhecimento e com uma seleção de livros feita de maneira inquestionável e irrecorrível pelas Organizadoras;
  • Os alunos participantes dos vídeos vencedores serão contemplados com um certificado de premiação, uma medalha de reconhecimento e com uma seleção de livros feita de maneira inquestionável e irrecorrível pelas Organizadoras;
  • As escolas onde estão matriculados os alunos participantes dos vídeos vencedores serão contempladas com uma estatueta.
4.3 Serão contemplados com os prêmios abaixo mencionados os professores responsáveis, os alunos e as escolas produtoras dos 10 (dez) vídeos finalistas, conforme divulgados no hotsite do Festival (www.literaturaemvideo.com.br):
  • Os professores orientadores dos vídeos vencedores serão contemplados com um certificado que comprova a participação no concurso e um mini curso de Literatura e Cinema de um dia a ser definido pelas Organizadoras e com subsídio de custos de viagem para viabilizar a presença do contemplado no evento de premiação. Esse subsídio prevê: passagem aérea ou rodoviária de ida e volta; estadia de uma diária em um quarto duplo de categoria standard em hotel em São Paulo; transporte do aeroporto para o hotel, do hotel para o evento, no término do evento para o pernoite no hotel e ainda do hotel para o aeroporto;
  • Os alunos participantes dos vídeos vencedores serão contemplados com um certificado que comprova a participação no concurso e um mini curso de Literatura e Cinema de um dia a ser definido pelas Organizadoras e com subsídio de custos de viagem para viabilizar a presença do contemplado no evento de premiação. Esse subsídio prevê: passagem aérea ou rodoviária de ida e volta; estadia de uma diária em um quarto duplo de categoria standard em hotel em São Paulo; transporte do aeroporto para o hotel, do hotel para o evento, no término do evento para o pernoite no hotel e ainda do hotel para o aeroporto. Os alunos menores de 18 anos só poderão comparecer ao evento acompanhados pelo professor orientador, que deverá ser responsável pelos menores, mediante autorização por escrito de seus responsáveis legais.
  • As escolas onde estão matriculados os alunos participantes dos vídeos finalistas serão contempladas com uma faixa para divulgação da fase final do Festival.
4.4 Serão contemplados com os prêmios abaixo mencionados os professores responsáveis, os alunos e as escolas produtoras dos 02 (dois) vídeos vencedores, conforme votação popular através do hotsite do Festival (www.literaturaemvideo.com.br):
  • Os professores orientadores dos vídeos vencedores, conforme votação popular, serão contemplados com uma assinatura gratuita pelo período de 01 (um) ano da revista Bravo! e com uma medalha de reconhecimento;
  • Os alunos participantes dos vídeos vencedores na categoria Ensino Fundamental II, conforme votação popular, serão contemplados com uma assinatura gratuita de 01 (um) ano da revista Mundo estranho e com uma medalha de reconhecimento.
  • Os alunos participantes dos vídeos vencedores na categoria Ensino Médio, conforme votação popular, serão contemplados com uma assinatura gratuita de 01 (um) ano da revista Superinteressante e com uma medalha de reconhecimento.
  • As escolas onde estão matriculados os alunos participantes dos vídeos vencedores, conforme votação popular, serão contempladas com uma seleção de livros feita de maneira inquestionável e irrevogável pelas Organizadoras.
4.5 Serão contemplados com os prêmios abaixo mencionados os professores responsáveis e os alunos produtores dos 02 (dois) vídeos vencedores nas categorias técnicas, conforme divulgados no hotsite do Festival (www.literaturaemvideo.com.br):
  • Os professores orientadores dos vídeos vencedores serão contemplados com um e-reader multi touch, resolução: 600 x 800 pixel, 6.8" x 4.7" x 0.40" (172 mm x 120 mm x 10.1 mm), 4 GB, USB 2.0, e com um troféu de reconhecimento;
  • Os alunos participantes dos vídeos vencedores serão contemplados com um Ipod Nano 8 GB, Tela TFT colorida de 1,54 polegadas (diagonal), Fone de ouvido Apple, Cabo conector de base para USB, Resolução de 240 por 240 pixels, 220 pixels por polegada e com um troféu de reconhecimento;
· As escolas onde estão matriculados os alunos participantes dos vídeos vencedores serão contempladas com um Imac 21,5 polegadas, Resolução: 1920 por 1080 pixels, Intel Core i5 de quatro núcleos, 2.5GHz, com 6MB de cache L3 compartilhado e embarcado, Processador gráfico AMD Radeon HD 6750M com 512MB de memória GDDR5, Teclado completo integrado com 78 (U.S.) ou 79 (ISO) teclas, 12 teclas de função e 4 teclas de direção (formato "T" invertido). Teclado numérico integrado e com uma seleção de livros feita de maneira inquestionável e irrevogável pelas Organizadoras.
  • Os vídeos vencedores serão veiculados na grade de programação da MTV.
4.6 Os educadores, alunos e escolas finalistas escolhidos pelo júri técnico poderão também ganhar como Destaques de Categoria, no entanto não estarão entre os Destaques Regionais visto que esta estrutura de premiação regional premia o melhor de cada região que não estiver entre os finalistas.
4.7 Os prêmios são individuais e intransferíveis. Em hipótese alguma, os contemplados poderão trocá-los, comercializá-los ou recebê-los em dinheiro, sob pena dos vencedores perderem o direito aos mesmos, caso as Organizadoras tenham conhecimento de tal transação. Os contemplados e/ou seus responsáveis legais deverão assinar uma declaração atestando o recebimento dos prêmios e a completa idoneidade da seleção.
4.8 Para o recebimento do prêmio é obrigatória a apresentação do documento que comprove a identidade dos contemplados. Além dos documentos obrigatórios, os contemplados deverão encaminhar às Organizadoras qualquer outro documento solicitado pela organização do processo seletivo para a entrega efetiva do prêmio, de acordo com suas peculiaridades.
4.9 O direito dos participantes de reclamarem o prêmio que lhe foram conferidos no momento da divulgação dos resultados do presente Festival decai no prazo legal de 180 dias, a contar da data do término do Festival. Caso, durante o período acima, o contato com o participante não seja possível ou ele não entre em contato com as Organizadoras, o valor correspondente ao prêmio será recolhido pelas Organizadoras, ao Tesouro Nacional, a título de renda da União.
4.10 As Organizadoras responsabilizam-se pelo envio dos prêmios no prazo máximo de 30 (trinta) dias após a divulgação dos ganhadores, podendo a entrega dos prêmios ser mediante a realização de um evento de premiação, que acontecerá no dia 08 de novembro de 2012 em São Paulo (capital).
5. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
5.1 Tendo em vista que qualquer sistema de informática está sujeito a interrupções, em caso de falhas no hotsite de inscrições, ou caso seja detectado pelas Organizadoras qualquer ataque de hackers no sistema, as Organizadoras ficam desde já autorizadas a alterar a forma de participação na seleção, informando a todos os participantes as novas regras definidas.
5.2 Todos os vídeos recebidos, inclusive os vencedores, não serão devolvidos aos autores após o término do processo de seleção de vídeo, sendo que os participantes os licenciam nos termos da “Licença para a Utilização de Audiovisual” constante do site do Festival e declaram estar cientes de que as Organizadoras poderão utilizar as imagens no todo ou em parte, na forma original ou através de edições realizadas pelas Organizadoras, da forma que melhor lhes aprouver, inclusive para a veiculação do vídeo que será utilizado como material de divulgação das Organizadoras.
5.2.1 A licença dos direitos autorais objetos da cláusula acima não cria para as Organizadoras qualquer obrigação de utilização dos vídeos nos termos deste Instrumento.
5.2.2 Os participantes autorizam, desde já, que os vídeos selecionados, sejam utilizados anonimamente, sempre que forem inseridos no contexto de obra maior.
5.3 Os participantes e contemplados do processo de seleção de vídeo, desde já, autorizam a veiculação de seu nome, imagem e som de voz, bem como de seu vídeo, para utilização das Organizadoras em fotos, cartazes, filmes, spots e/ou em qualquer tipo de mídia e peças promocionais das Organizadoras, ou de terceiros por elas autorizadas, seja para a divulgação da conquista do prêmio deste processo de seleção ou ainda para qualquer utilização que as Organizadoras julgarem necessária, inclusive fixação em quaisquer suportes ou mídia, sem que as Organizadoras e/ou quaisquer terceiros por elas autorizadas tenham que fazer quaisquer pagamentos para tanto.
5.4 Os professores responsáveis pelos vídeos e os participantes declaram, desde já: (i) serem originais e de autoria dos participantes (alunos) os vídeos encaminhados ao concurso; (ii) que obtiveram todas as autorizações e liberações de direitos de terceiros (se houver) necessários para a criação dos vídeos (iii) que os vídeos não constituem nenhuma violação de direitos de Propriedade Intelectual e Uso de Imagem e assumem total e exclusiva responsabilidade a respeito de todas e quaisquer reivindicações de terceiros que se sintam prejudicados por suas participações e/ou por outras participações envolvidas no vídeo dentro do processo de seleção, sendo os direitos sobre os vídeos licenciados livres e desembaraçados de todos e quaisquer ônus ou restrições.
5.5 Mediante solicitação judicial ou de promotor de justiça, as Organizadoras disponibilizarão seus dados para finalidades das leis civis e penais (inclusive práticas de crimes, indenizações, etc.) a terceiros que se sentirem ofendidos ou tiverem prejuízos com os vídeos inscritos no Festival.
5.6 As dúvidas não previstas neste regulamento e questionadas pelos participantes serão julgadas por uma comissão composta por funcionários das Organizadoras, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis. As Organizadoras manterão um endereço eletrônico para esclarecimentos adicionais ao presente regulamento: literaturaemvideo@abrileducacao.com.br.
5.7 A simples participação neste processo de seleção implica na total concordância com o presente regulamento, servindo ainda como declaração de que os participantes não possuem qualquer embaraço fiscal, legal ou outro que os impeçam de receber e/ou usufruir do prêmio constante deste regulamento.
5.8 Não poderão participar do processo de seleção os funcionários, estagiários, executivos e diretores das Organizadoras e parceiros envolvidos nesta seleção, assim como os funcionários, executivos e diretores de suas matrizes, subsidiárias, entidades filiadas, consultores e representantes.
5.9 O presente regulamento poderá ser alterado tantas vezes quantas necessárias, suspenso ou cancelado, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro fator ou motivo imprevisto que esteja fora do controle das Organizadoras, e que, consequentemente comprometa o processo seletivo de forma a impedir ou modificar substancialmente a condução deste como originalmente planejado.
5.10 Os contemplados autorizarão o uso, pelas Organizadoras, pelo período de 12 (doze) meses, a contar da respectiva divulgação do resultado da presente o Festival, das imagens, sons de vozes, performance e nomes a eles relativos, em filmes publicitários veiculados em mídia eletrônica, internet, fotografias, cartazetes, anúncios em jornais, revistas e outros, e em qualquer outra forma de mídia impressa ou eletrônica, a serem divulgados no Território Nacional, referentes à divulgação da conquista dos prêmios, sem qualquer ônus às Organizadoras.



http://www.literaturaemvideo.com.br/

18 de abr. de 2012

Programação Da Bienal Brasil

18 de abril - QUARTA-FEIRA
9h00
às
22h00

EXPOSIÇÕES:
• Zeróis - Ziraldo na Tela Grande
• A anatomia da escrita: Exposição de Kryographia /
The book of wonderings, the book i am

_Local: Museu Nacional

• Sonhando com Paulo Freire:
a educação que queremos

_Local: Biblioteca Nacional de Brasília

• Noções de Coisas - Ziraldo ilustra Darcy Ribeiro
• 360° paisagem poética:
um instalação poética e visual

_Local: Espaço Bienal

09h30
• Teatro de Bonecos

"O Romance do Pavão Misterioso"
com Teatro Mamulengo Presepada
- Invenção Brasileira (DF)
Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

• "Solos para Palavras e Sanfona de Brinquedo"
com Emmanuel Marinho (MS)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

• Oficina

"Ilustrações" com Marilda Castanha (MG) e Nelson Cruz (MG)
_Local: Museu Nacional

• Oficina

"Literatura e Reciclagem" com
Coletivo de Meninas Cartoneras (Espanha)
Realização: Instituto Cervantes
_Local: Museu Nacional

10h00
• Contação de Histórias
com Fabiany Alves (DF)
Realização: Sindicato dos Escritores do Distrito Federal
_Local: Espaço Infantil - Biblioteca Nacional de Brasília

10h30
• Manhã de encantamento e sessão de autógrafos
do livro "Do lado de fora da minha janela,
do lado de dentro da minha porta" de Luiz Humberto (DF)
_Local: Espaço Bienal – Café Literário

• Encontro com o autor – João Bosco Bezerra Bomfim (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

• Contação de Histórias

"Deu Rato na Biblioteca" com Racumim e Racutia (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

• Intervenção litero-perfomática
com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal

• "Palavra Falada", textos e poesias Interpretados por
Adeilton Lima, Alexandra Medeiros, André Reis,
Chico Simões Mateus Ferrari, Miquéias Paz,
Tati Ramos e Zé Regino.
_Local: Espaço Bienal

14h00
• Mostra de Cinema Jorge Amado

Filme "Jubiabá", direção de Nelson Pereira dos Santos
(Drama / Brasil / 1987 / 107 min).
Após a exibição haverá debate com o co-diretor e ator,
Ney Pereira dos Santos.
_Local: Espaço Bienal – Auditório Jorge Amado

• Espetáculo Infantil "Caixas de Memórias"

com Virtú Confraria Teatral (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

• Oficina

"Literatura e Reciclagem"
com Coletivo de Meninas Cartoneras (Espanha)
Realização: Instituto Cervantes
_Local: Museu Nacional

• Vídeo da Série "Impressões do Brasil"

– Stella Maris Rezende
_Local: Espaço Bienal – Café Literário

14h30
• Palestra "Texto literário para crianças e jovens"

com Stella Maris Rezende (RJ).
Mediação: Prof. Rejane Pitanga (DF)

• Entrega do Prêmio Brasília de Literatura
Categoria Infanto-juvenil
_Local: Espaço Bienal – Café Literário

15h00
• Contação de Histórias

"Clara Canta e Conta Conto" com Clara di Lucenna (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

• "Sarapalha" com Grupo Arte e Fatos (GO)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

16h00
• Literatura de Cordel
com Valdenor de Almeida (DF) e convidados
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

16h30
• Intervenção litero-perfomática
com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal

• "Palavra Falada", textos e poesias Interpretados por
Adeilton Lima, Alexandra Medeiros, André Reis,
Chico Simões Mateus Ferrari, Miquéias Paz,
Tati Ramos e Zé Regino.
_Local: Espaço Bienal

17h00
• Debate "Novas Tecnologias:
Ferramentas de difusão do livro e
estímulo à leitura"
com Cora Rónai (RJ)
e Daniel Pinsky (SP).
_Local: Espaço Bienal - Auditório Nelson Rodrigues

• Mostra "A Literatura Latino-americana no Cinema"

Pixote, A Lei do Mais Fraco -
Adaptação da obra de José Louzeiro
e Direção de Hector Babenco
(Drama / Brasil / 1981 / 128 min / Classificação 18 anos)
_Local: Espaço Bienal - Auditório Jorge Amado

17h30
• Vídeo da Série "Impressões do Brasil" - Martha Medeiros
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

18h00
• Palestra "Um olhar sobre o cotidiano e a vida"

com Martha Medeiros (RS).
Mediação: Nilson Rodrigues (DF)
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

19h00
• Show poético musical com Grupo Fuzuê Candango e
a poetisa Margô Oliveira (DF)
_Local: Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília

20h00
• Literatura de Cordel
com Paulo Matricó (DF)
_Local: Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília

• Seminário Krisis – Religião
"Fé, fanatismo e conflitos políticos no mundo atual"
com Leonardo Boff (RJ) e Tariq Ali (Paquistão).
Mediação: Hamilton Pereira (DF)
_Local: Espaço Bienal - Auditório Nelson Rodrigues

• Palestra "A reportagem na literatura"
com José Louzeiro (RJ).
Mediação: Paulo Paniago (UNB)
_Local: Auditório Jorge Amado

• Vídeo da Série "Impressões do Brasil"
-
Afonso Romano de Sant'Anna
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

• Mostra de Leituras Cênicas Brasil-África

Realização: Universidade de Brasília (UnB)
_Local: Auditório do Museu Nacional

20h30
• Debate "Espaço da Poesia nas Mídias Brasileiras"

com Fabrício Carpinejar (RS) e Nicolas Behr (DF).
Mediação: José Carlos Vieira (DF)
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

• Intervenção litero-perfomática

com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal



19 de abril - QUINTA-FEIRA
9h00 às 22h00

EXPOSIÇÕES:

• Zeróis - Ziraldo na Tela Grande
• A anatomia da escrita: Exposição de Kryographia / The book of wonderings, the book i am
_Local: Museu Nacional

• Sonhando com Paulo Freire: a educação que queremos _Local: Biblioteca Nacional de Brasília

• Noções de Coisas - Ziraldo ilustra Darcy Ribeiro
• 360° paisagem poética: um instalação poética e visual _Local: Espaço Bienal

9h30
Teatro de Bonecos
"O Romance do Pavão Misterioso" com Teatro Mamulengo Presepada - Invenção Brasileira (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

• "Solos para Palavras e Sanfona de Brinquedo" com Emmanuel Marinho (MS)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

Oficina
"Ilustrações" com Marilda Castanha (MG) e Nelson Cruz (MG)
_Local: Espaço Bienal – Sala Darcy Ribeiro

Oficina
"Literatura e Reciclagem" com Coletivo de Meninas Cartoneras (Espanha)
Realização: Instituto Cervantes _Local: Espaço Bienal – Sala Reynaldo Jardim

10h00
• Encontro com o autor - Patrícia Barboza (RJ) - Infantil
_Local: Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília

10h30
Debate "Como ampliar o consumo do livro no Brasil" com Nadja Rodrigues (FNDE/MEC),
Ednilson Xavier – ANL (SP) e Julio Silveira (RJ).
Mediação: Prof. Denilson Bento da Costa (Subsecretária de Educação Básica – SED/DF)
_Local: Espaço Bienal – Café Literário

Contação de Histórias
"Deu Rato na Biblioteca" com Racumim e Racutia (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

Encontro com a autora – Myriam Fraga (BA)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meirelles

Intervenção litero-perfomática com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal

"Palavra Falada", textos e poesias Interpretados por Adeilton Lima, Alexandra Medeiros, André Reis,Chico Simões Mateus Ferrari, Miquéias Paz, Tati Ramos e Zé Regino.
_Local: Espaço Bienal


14h00
Vídeo da Série "Impressões do Brasil" – Ruy Castro
_Local: Espaço Bienal – Café Literário

Show Musical com Daniel Azulay (SP) _Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

Literatura de Cordel com Valdenor de Almeida (DF) e convidados
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

Palestra "A diversidade indígena, a ecologia e a literatura infantil" e relançamento do livro
"Passarinho e Gaviões – Uma fábula da democracia" e a "Semente do Nicolau - Um Conto de Natal" com Chico Alencar (RJ) _Local: Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília

• Oficina
"Literatura e Reciclagem" com Coletivo de Meninas Cartoneras (Espanha)
Realização: Instituto Cervantes _Local: Museu Nacional

14h30
• Debate "Músico e cronista" seguido de sessão de autógrafos
Com Nando Reis (SP) e Fernanda Takai (SP). Mediação: Clodo Ferreira (DF)
_Local: Espaço Bienal – Café Literário

15h00
Contação de Histórias
"Mundo da Lulu" com Luciene de Castro (RJ)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

• "Sarapalha" com Grupo Arte e Fatos (GO)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

16h00
Espetáculo teatral
"Baobá" com o Virtú Confraria de Teatro - (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

16h30
• Intervenção litero-perfomática com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal

• "Palavra Falada", textos e poesias Interpretados por Adeilton Lima, Alexandra Medeiros, André Reis,Chico Simões Mateus Ferrari, Miquéias Paz, Tati Ramos e Zé Regino.
_Local: Espaço Bienal

17h00
• Mostra "A Literatura Latino-americana no Cinema"
Filme Memórias do Subdesenvolvimento – Adaptação da obra de Edmundo Desnoes
Direção de Thomás Gutierrez Alea (Comédia / Cuba / Julio Cortazar / 1968 / 97min / Classificação 14 anos) _Local: Espaço Bienal - Auditório Jorge Amado

17h30
Vídeo da Série "Impressões do Brasil" – Marçal Aquino
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

18h00
Palestra "De Getúlio a Lula: a perspectiva de um estrangeiro sobre grandes líderes"
com Richard Bourne (Inglaterra), lançamento do livro "Getúlio Vargas do Brasil 1883-1954" e
sessão de autógrafos. Participação: Professor Leslie Bethell (Inglaterra)
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

19h00
Sarau poético musical Tribo das Artes (DF)
_Local: Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília

Encontro com a autora – Elisa Lucinda (RJ)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meirelles

20h00
Seminário Krisis – Meio Ambiente
"A idade dos limites: o mundo em busca de uma nova relação com a natureza" com Vandana Shiva (Índia), John Gray (Inglaterra), Izabella Teixeira (MMA).
Mediação: Jaime Sautchuk (DF)
_Local: Espaço Bienal – Auditório Nelson Rodrigues

Seminário – Biografia, biógrafos e biografados
"Grandes personagens e suas histórias incríveis" com Fernando Morais (SP), José Roberto Burnier (SP) e Carlos Marcelo (DF). Mediação: Eliane Cantanhede (DF)
_Local: Espaço Bienal – Auditório Jorge Amado

Vídeo da Série "Impressões do Brasil" – João Ubaldo Ribeiro
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

• Mostra de Leituras Cênicas Brasil-África
Realização: Universidade de Brasília (UnB)
_Local: Auditório do Museu Nacional

20h30
Palestra "Corpo, envelhecimento e felicidade" com Miriam Goldenberg (RJ).
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

Intervenção litero-perfomática com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal


20 de abril - SEXTA-FEIRA
9h00 às 22h00

EXPOSIÇÕES:

• Zeróis - Ziraldo na Tela Grande
• A anatomia da escrita: Exposição de Kryographia / The book of wonderings, the book i am
_Local: Museu Nacional

Sonhando com Paulo Freire: a educação que queremos
_Local: Biblioteca Nacional de Brasília

Noções de Coisas - Ziraldo ilustra Darcy Ribeiro
• 360° paisagem poética: um instalação poética e visual
_Local: Espaço Bienal

09h30
Teatro de Bonecos
"Menino Maluquinho" com Companhia Voar de Teatro de Bonecos (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

Recital "Raízes da Voz" com Adeilton Lima (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

Oficina
"Literatura e Reciclagem" com Coletivo de Meninas Cartoneras (Espanha)
Realização: Instituto Cervantes
_Local: Museu Nacional

Oficina
"Desenho" com Daniel Azulay (RJ)
Realização: Instituto Cervantes
_Local: Museu Nacional

10h00
Encontro com a autora – Tammy Luciano (RJ) - Juvenil
_Local: Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília

Contação de Histórias com Maria Rita (CE) Local: Espaço Infantil da Biblioteca Nacional de Brasília

10h30
Encontro com o autor – Alexandre Lobão (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

• Encontro com o autor – Tino Freitas (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

Intervenção litero-perfomática com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal

"Palavra Falada", textos e poesias Interpretados por Adeilton Lima, Alexandra Medeiros, André Reis,Chico Simões Mateus Ferrari, Miquéias Paz, Tati Ramos e Zé Regino.
_Local: Espaço Bienal

14h00
Mostra de Cinema Jorge Amado
Filme "Tenda dos Milagres", direção de Nelson Pereira dos Santos
(Drama / Brasil / 1977 / 132 min)
_Local: Auditório Jorge Amado

Roda de Contação de Histórias
com Tetê, Grupo Era uma Vez, Grupo Cirandeiros, Grupo Histórias e Tagarelices e William Reis,
Edna Preta, Amigos das Histórias, Matraka Aberta, Cia Conto um Conto e Cia Ralação.
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

• Teatro
"Mar de Histórias" com direção de Miriam Virna
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meirelles (RJ)

Oficina
"Literatura e Reciclagem" com Coletivo de Meninas Cartoneras (Espanha)
Realização: Instituto Cervantes
_Local: Museu Nacional

Celebração do Ano do Brasil em Portugal e Portugal no Brasil
Palestra com Miguel Sousa Tavares (Portugal)
_Local: Auditório Nelson Rodrigues

• Vídeo da Série "Impressões do Brasil" – Milton Hatoum
_Local: Espaço Bienal – Café Literário

14h30
• Palestra "Em busca do tempo perdido", lançamento de livro e sessão de autógrafos com Alberto Villas (SP) _Local: Espaço Bienal - Café Literário

15h00
Teatro de Bonecos
"Menino Maluquinho" com Companhia Voar de Teatro de Bonecos (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

• Recital
"Raízes da Voz" com Adeilton Lima (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

16h00
• Teatro
"Mar de Histórias" com direção de Miriam Virna
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meirelles (RJ)

16h30
• Intervenção litero-perfomática com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal

• "Palavra Falada", textos e poesias Interpretados por Adeilton Lima, Alexandra Medeiros, André Reis, Chico Simões, Mateus Ferrari, Miquéias Paz, Tati Ramos e Zé Regino.
_Local: Espaço Bienal

17h00
• Contacontos "Contos Ecológicos Colombianos" com Marina Gutierrez (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

Mostra "A Literatura Latino-americana no Cinema"
Filme O Passado - Adaptação da obra de Alan Pauls e Direção de Héctor Babenco
(Drama / Argentina/Brasil / 2007 / 114min / Classificação 16 anos)
_Local: Espaço Bienal - Auditório Jorge Amado

17h30
Vídeo da Série "Impressões do Brasil" – Luís Fernando Veríssimo
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

18h00
Palestra "O narrador e personagem afro-americano como parte da consciência histórica americana" e sessão de autógrafos com Alice Walker (Estados Unidos).
Mediação: Margarida Patriota (DF)
_Local: Espaço Bienal - Auditório Nelson Rodrigues

Debate "De onde surge o que escrevemos?" com Elvira Navarro (Espanha) e Mercedes Cebrián (Espanha)
Realização: Instituto Cervantes _Local: Espaço Bienal – Café Literário

20h00
Vídeo da Série "Impressões do Brasil" – Lira Neto
_Local: Espaço Bienal - Café Literário


Seminário Krisis – Ideologia
O fim das utopias e a ditadura do mercado com John Gray (Inglaterra), Vladimir Safatle (SP),
José Dirceu (SP) e Emir Sader (RJ).
Mediação: Paulo Henrique Amorim (RJ)
_Local: Espaço Bienal – Auditório Nelson Rodrigues

Seminário - "Biografia, biógrafos e biografados"
"Autores proibidos, livros censurados e legislação" com Paulo César Araújo (RJ), Fernando Morais (SP), Edmundo Oliveira Leite (SP).
Local: Espaço da Bienal - Auditório Jorge Amado

20h30

Debate "A Literatura na Semana de Arte Moderna" com Marcos Augusto Gonçalves (SP); Marcia Camargos (SP). Mediação: Sylvia Cyntrão (DF)
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

Intervenção litero-perfomática com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal

Mostra de Leituras Cênicas Brasil-África
Realização: Universidade de Brasília (UnB)
_Local: Auditório do Museu Nacional



21 de abril - SÁBADO
9h00 às 22h00

EXPOSIÇÕES:

• Zeróis - Ziraldo na Tela Grande
• A anatomia da escrita: Exposição de Kryographia / The book of wonderings, the book i am
_Local: Museu Nacional

• Sonhando com Paulo Freire: a educação que queremos
_Local: Biblioteca Nacional de Brasília

• Noções de Coisas - Ziraldo ilustra Darcy Ribeiro
• 360° paisagem poética: um instalação poética e visual
_Local: Espaço Bienal

09h30
•Teatro Infantil
"História de outros povos" com Tapetes Contadores de Histórias (RJ)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

Teatro Jovem
"Maria das Cores e seus Amores" com Grupo Merengue (PR)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

10h00
Show musical com Palavra Cantada
_Local: Palco da Esplanada

10h30
Debate "Os escritores na resistência à ditadura militar" com Carlos Heitor Cony (RJ) e
Thiago de Mello (AM). Mediação: Tereza Cruvinel (DF)
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

Encontro com a autora – Rosângela Rocha (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

Teatro Infantil "Abigail e a Girafa" com direção de Miriam Virna (RJ)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

Intervenção litero-perfomática com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal

• "Palavra Falada", textos e poesias Interpretados por Adeilton Lima, Alexandra Medeiros, André Reis,Chico Simões Mateus Ferrari, Miquéias Paz, Tati Ramos e Zé Regino.
_Local: Espaço Bienal

14h00
Debate "A nova literatura das mulheres transgressoras" com Juliana Frank (RJ);
Andrea del Fuego (SP) e Clara Averbuck (SP).
Mediação: Dep. Federal Erika Kokay (DF)
_Local: Espaço da Bienal - Auditório Jorge Amado

Teatro Infantil "Abigail e a Girafa" com direção de Miriam Virna(RJ)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

Vídeo da Série "Impressões do Brasil" – Carlos Heitor Cony
_Local: Espaço Bienal – Café Literário

14h30
Palestra "Da Nova Zelândia para o mundo: as bonequinhas de pano que viraram
fenômeno global na literatura infantil e séries de TV" com Gill Pittar (Nova Zelândia) e
lançamento da série de livros "Milly Molly" .
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

Debate "Drama Brasil – Novos autores em busca do público" com Newton Moreno (SP); Pedro Brício (RJ) e Adriana Falcão (RJ). Mediação: Alexandre Ribondi (DF)
_Local: Espaço Bienal - Auditório Nelson Rodrigues

15h00
• Teatro Infantil
"História de outros povos" com Tapetes Contadores de Histórias (RJ)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

Teatro Jovem
"Maria das Cores e seus Amores" com Grupo Merengue (PR)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

16h30
Intervenção litero-perfomática com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal

"Palavra Falada", textos e poesias Interpretados por Adeilton Lima, Alexandra Medeiros, André Reis,Chico Simões Mateus Ferrari, Miquéias Paz, Tati Ramos e Zé Regino.
_Local: Espaço Bienal

17h00
Mostra "A Literatura Latino-americana no Cinema"
Filme Ninguém Escreve ao Coronel - Adaptação da obra de Gabriel Garcia Márquez e direção
de Arturo Ripstein (Drama / Espanha/México/França / 1999 / 118min / Classificação 14 anos)
_Local: Espaço Bienal - Auditório Jorge Amado

17h30
Vídeo da Série "Impressões do Brasil" – Thiago de Mello
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

18h00
Seminário Krisis - Economia
"A terra treme: grandes mudanças e perspectivas na economia mundial" com Luis Nassif (SP) e Marcio Pochman (DF). Local: Espaço da Bienal – Auditório Nelson Rodrigues

Palestra "Literatura Policial" com Mário Prata (SP)
_Local: Espaço Bienal – Café Literário

19h00
Show musical com GOG (DF)
_Local: Palco da Praça do Museu

20h00
Vídeo da Série "Impressões do Brasil" – Martha Medeiros
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

Ópera-bufa
"O Telefone" de Gian Carlo Menotti
Realização: Universidade de Brasília (UnB)
_Local: Auditório do Museu Nacional

20h30
Intervenção litero-perfomática com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal



22 de abril - DOMINGO
9h00 às 22h00

EXPOSIÇÕES:
• Zeróis - Ziraldo na Tela Grande
• A anatomia da escrita: Exposição de Kryographia / The book of wonderings, the book i am
_Local: Museu Nacional

• Sonhando com Paulo Freire: a educação que queremos
_Local: Biblioteca Nacional de Brasília

• Noções de Coisas - Ziraldo ilustra Darcy Ribeiro
• 360° paisagem poética: um instalação poética e visual
_Local: Espaço Bienal

09h30
Encontro de Agentes Comunitários de Leitura
Realização: Secretaria de Cultura do Distrito Federal
Local: Espaço Bienal - Auditório Nelson Rodrigues

• Teatro Infantil
"Bicho do Mato" com Os Tapetes Contadores de Histórias (RJ)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

Teatro Jovem
"Histórias de Soldados" com Contos de Andersen (RS)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

10h00
Show musical com Bia Bedran (SP)
_Local: Palco da Esplanada

10h30
Palestra "Poesia e Prosa para preservar Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade" com Gustavo Dourado (DF)
Realização: Academia de Letras de Taguatinga _Local: Espaço Bienal - Auditório Jorge Amado

Palestra "A responsabilidade política do escritor em tempo de repressão"
com Alan Riding (Brasil/França) e lançamento do Livro "Paris: A festa continua: a vida cultural
durante a ocupação nazista, 1940-1944"
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

Intervenção litero-perfomática com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal

"Palavra Falada", textos e poesias Interpretados por Adeilton Lima, Alexandra Medeiros, André Reis,Chico Simões Mateus Ferrari, Miquéias Paz, Tati Ramos e Zé Regino.
_Local: Espaço Bienal

Encontro com a autora – Edna Vieira Rezende (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

Encontro com a autora – Lucília Garcez (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

14h00
Contação de Histórias
Coleção Bagunça com Karen Acioli (RJ)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

Vídeo da Série "Impressões do Brasil" – Lourenço Cazarré
_Local: Espaço Bienal – Café Literário

14h30
Debate "A produção literária brasiliense e o diálogo com o leitor" com Lourenço Cazarré (DF), João Almino (DF), José Rezende Júnior (DF). Mediação: André Giusti (DF)
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

15h00
Encontro com a autora – Thalita Rebouças (RJ)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

Teatro Infantil
"Bicho do Mato" com Os Tapetes Contadores de Histórias (RJ)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

16h30
Intervenção litero-perfomática com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal

"Palavra Falada", textos e poesias Interpretados por Adeilton Lima, Alexandra Medeiros, André Reis,Chico Simões Mateus Ferrari, Miquéias Paz, Tati Ramos e Zé Regino.
_Local: Espaço Bienal


17h00
• Teatro Jovem
"Histórias de Soldados" com Contos de Andersen (RS)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

Mostra "A Literatura Latino-americana no Cinema"
Filme Mutum - Adaptação da obra de João Guimarães Rosa e Direção de Sandra Kogut
(Drama / Brasil / 2007 / 95 min / Classificação Livre)
_Local: Espaço Bienal - Auditório Jorge Amado

17h30
• Vídeo da Série "Impressões do Brasil" – João Ubaldo Ribeiro
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

18h00
Palestra "Como criei J. T. Leroy" com Laura Albert (Estados Unidos)
_Local: Espaço Bienal - Auditório Nelson Rodrigues

Espetáculo musical e poético "Mensagem" de Fernando Pessoa com música de
André Luiz Oliveira (DF) e palestra com Carlos Felipe (SP)
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

20h00
Vídeo da Série "Impressões do Brasil" – Marçal de Aquino
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

Debate "A poesia brasiliense no contexto nacional" , lançamento de livros e sessão de
autógrafos com Jorge Ferreira (DF), Wilson Pereira (DF), Anderson Braga Horta (DF) e
Ronaldo Costa Fernandes (DF). Mediação: Carlos Augusto Cacá (DF)
_Local: Espaço Bienal Auditório Jorge Amado

20h30
Palestra "Violência na Literatura Brasileira e Adaptações Cinematográficas" com Marçal Aquino (SP) _ Local: Espaço Bienal - Café Literário

Intervenção litero-perfomática com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal


23 de abril - SEGUNDA-FEIRA
9h00 às 22h00

EXPOSIÇÕES:

• Zeróis - Ziraldo na Tela Grande
• A anatomia da escrita: Exposição de Kryographia / The book of wonderings, the book i am
_Local: Museu Nacional

• Sonhando com Paulo Freire: a educação que queremos
_Local: Biblioteca Nacional de Brasília

• Noções de Coisas - Ziraldo ilustra Darcy Ribeiro
• 360° paisagem poética: um instalação poética e visual
_Local: Espaço Bienal

9h00
Ballet "Pedro e o Lobo" (Sergei Prokofiev) com regência de Claudio Cohen (DF) , coreografia e narração de Giselle Santoro (DF)
Local: Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro

09h30
Teatro Infantil
"História do Balão Vermelho" com Celeiro das Antas (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

• "Mimicando" com Miquéias Paz (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

10h00
• Contação de Histórias
"A Menina Derretida"
Realização: Sindicato dos Escritores do Distrito Federal
_Local: Palco da Esplanada

10h30
Contação de Histórias
Coleção Caras e Máscaras com Karen Acioli (RJ)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

Teatro
"Montando Lobato" com Elcio di Trento (PR)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meirelles

Intervenção litero-perfomática com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal

"Palavra Falada", textos e poesias Interpretados por Adeilton Lima, Alexandra Medeiros, André Reis,Chico Simões Mateus Ferrari, Miquéias Paz, Tati Ramos e Zé Regino.
_Local: Espaço Bienal

14h00
Contação de Histórias
Coleção Caras e Máscaras com Karen Acioli (RJ)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

Teatro
"Montando Lobato" com Elcio di Trento (PR)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meirelles

Mostra de Cinema Jorge Amado
Filme "Capitães de Areia", direção de Cecília Amado
(Drama / Brasil / 2011 / 96 min). Após a exibição haverá debate com o ator do filme, Caco Monteiro.
_Local: Espaço Bienal - Auditório Jorge Amado

Vídeo da Série "Impressões do Brasil" – Alice Ruiz
_Local: Espaço Bienal – Café Literário

14h30
Palestra "Lotte & Zweig" com Deonísio da Silva (RJ)
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

15h00
Teatro Infantil
"História do Balão Vermelho" com Celeiro das Antas (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Infantil Monteiro Lobato

• Mimicando" com Miquéias Paz (DF)
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles


Ballet "Pedro e o Lobo" (Sergei Prokofiev) com regência de Claudio Cohen (DF) , coreografia e narração de Giselle Santoro (DF)
Local: Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro

16h00
Palestra "O conto moderno e a tradição do conto da literatura brasileira" com Luis Pimentel (RJ) _ Local: Espaço Bienal - Café Literário

Literatura de Cordel com Valdenor de Almeida (DF) e convidados
_Local: Espaço Bienal – Arena Jovem Cecília Meireles

16h30
Intervenção litero-perfomática com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal

"Palavra Falada", textos e poesias Interpretados por Adeilton Lima, Alexandra Medeiros, André Reis,Chico Simões Mateus Ferrari, Miquéias Paz, Tati Ramos e Zé Regino.
_Local: Espaço Bienal

17h00
Mostra "A Literatura Latino-americana no Cinema"
Filme Mutum - Adaptação da obra de João Guimarães Rosa e Direção de Sandra Kogut
(Drama / Brasil / 2007 / 95min)
_Local: Espaço Bienal - Auditório Jorge Amado

17h30
Vídeo da Série "Impressões do Brasil" – Ferreira Gullar
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

18h00
• Debate "Literatura Brasileira - A era de ouro e a produção atual" com Deonísio da Silva (RJ), Mário Prata (SP), Alcione Araújo (RJ). Mediação: Luiz Fernando Emediato (SP)
_Local: Espaço Bienal – Auditório Nelson Rodrigues

Lançamento do livro "Música universal de Manassés" com Manassés (CE)
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

20h00
Vídeo da Série "Impressões do Brasil" – Ziraldo
_Local: Espaço Bienal - Café Literário

20h30
Ato solene em Homenagem ao escritor e cartunista Ziraldo (RJ)
_Local: Espaço Bienal - Auditório Nelson Rodrigues

Intervenção litero-perfomática com Sombras Literárias (UnB)
_Local: Espaço Bienal

http://www.bienalbrasildolivro.com.br/programacao