11 de jan. de 2012

Concurso para ilustradores

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

EDITAL

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Política Cultural, com a finalidade de estimular o trabalho de ilustradores para literatura, institui o edital que regulamenta o Concurso Municipal para selecionar e contratar ilustradores para os livros do Concurso de Literatura Infantojuvenil para o ano de 2012, atendendo as políticas culturais do Município aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura.

REGULAMENTO
1- Poderão participar ilustradores residentes em Ponta Grossa, maiores de 18 anos.
2- NÃO poderão participar os artistas que realizaram as ilustrações das coletâneas dos concursos de 2010 e 2011.
3- Cada participante poderá enviar 01 (um) projeto de ilustração em cores e original para cada categoria, contendo capa, estudos de personagens e estudos de cenário (não serão aceitas cópias, plágios, etc);
4- Os projetos de ilustração deverão ser realizados a partir dos textos propostos pela comissão organizadora deste concurso.
5- Os interessados poderão concorrer em três categorias:

CATEGORIA 1 (para leitores iniciantes de 05 a 07 anos) com ilustrações sobre LENDAS FANTÁSTICAS cujos assuntos e personagens girem em torno do universo imaginário; a obra, uma vez publicada, terá mais ilustrações e menos textos.
Texto proposto: “A História do Ursinho Meio Branco Meio Bege” de Tatiana Campos Batista (2011).

CATEGORIA 2 (para leitores em processo de 08 a 10 anos) com ilustrações sobre LENDAS LÚDICAS cujos assuntos e personagens girem em torno de brincadeiras e situações engraçadas, apresentado de forma a estimular o envolvimento do leitor; a obra, uma vez publicada, terá ilustrações criativas, visando o imaginário do enredo.
Texto proposto: “As Outras Frangas” de Róbison Benedito Chagas (2010).

CATEGORIA 3 (para leitores fluentes e críticos de 11 a 13 anos) com ilustrações sobre LENDAS DE EFEITO cujos assuntos e personagens girem em torno de situações de confronto e dificuldades, exercitando a participação do leitor na compreensão da mitologia e da simbologia e suscitando interesse no leitor pela história; a obra, uma vez publicada, terá ilustrações mais esboçadas do que finalizadas.
Texto proposto: “O Mistério na Cidade de Pedra” de Edi Tozetto (2010).

PREMIAÇÃO
6- Serão selecionados 06 (seis) ilustradores que receberão o valor de R$ 1.000,00 (mil reais) cada para ilustrar uma das histórias vencedoras do Concurso Nacional de Literatura Infantojuvenil 2012.

INSCRIÇÕES
7- As inscrições estarão abertas de 1º a 29 de fevereiro de 2012, enviadas exclusivamente via Correios.
8- O interessado deverá encaminhar as ilustrações em envelope (tamanho folha A4), com AR, sem identificação pessoal no verso (a identificação virá apenas no recibo AR) para o endereço:

CONCURSO MUNICIPAL DE ILUSTRAÇÃO DOS LIVROS DE LITERATURA INFANTOJUVENIL - EDIÇÃO 2012
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO
RUA JULIA WANDERLEY, 936, CENTRO, CEP 84010-170
PONTA GROSSA, PR.

9- Em envelope menor, lacrado, dentro do envelope maior, anexar as seguintes informações:
Na Parte Externa:
a. nominação do concurso e categoria(s) da inscrição
No Interior:
b. nome e endereço completos
c. telefones e endereço eletrônico para contato
d. fotocópia de comprovante de residência em nome do inscrito
e. fotocópia da cédula de identidade e CPF
f. breve biografia pessoal de até 10 linhas
(os documentos acima serão necessários para o processo de pagamento dos prêmios)

JULGAMENTO
10-Os trabalhos apresentados pelos ilustradores serão julgados, no mês de março de 2012, por uma comissão indicada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Conselho Municipal de Política Cultural, cuja decisão será soberana, à qual não cabem recursos sobre o resultado do concurso.
11- A Comissão Julgadora tem o direito de não selecionar o(s) concorrente(s), que não tenha(m) apresentado qualidade técnica e artística compatível com a proposta deste edital.
12-Os selecionados serão conhecidos no primeiro semestre de 2012.

REALIZAÇÃO DO TRABALHO
13-Os ilustradores selecionados terão prazo de 45 (quarenta e cinco) dias para entregar o trabalho finalizado, a contar da data em que receberem os respectivos textos.
14-Os ilustradores trabalharão em conjunto com os autores dos textos e com os organizadores da coletânea;

PUBLICAÇÃO
15-As ilustrações serão publicadas em uma edição de 1.000 (mil) exemplares, cada uma, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no 2º semestre de 2012, cabendo aos ilustradores uma cota de 20 (vinte) exemplares:
16-Os exemplares restantes de cada história publicada serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas, escolas, instituições e para críticos literários.
17-As ilustrações poderão também ser publicadas em versão digital e disponibilizadas para leitura via internet.

DISPOSIÇÕES FINAIS
18-As inscrições fora das normas do concurso não serão aceitas.
19-Não poderão participar do concurso funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e integrantes dos Conselhos Municipais de Política Cultural, Patrimônio Cultural e Turismo de Ponta Grossa.
20-As cópias da(s) ilustrações(s) e os demais documentos entregues na inscrição não serão devolvidos após o concurso.
21- É de responsabilidade exclusiva do concorrente a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais sobre a ilustração realizada.
22- Este edital atende ao disposto na Lei Federal nº 9.610 de 12/02/1998 sobre direitos autorais.
23-Os autores selecionados automaticamente autorizam a publicação das ilustrações, nas versões impressas e digitais dos livros, dentro das regras do concurso.
24-Os selecionados concordam e permitem a divulgação de seu nome e imagem para a divulgação do concurso, sem qualquer ônus para os realizadores.
25-A Prefeitura Municipal é detentora dos direitos patrimoniais das ilustrações produzidas por este concurso e poderá utilizá-las da forma que for conveniente;
26-Os participantes declaram estarem cientes e de acordo com este regulamento.
27-Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Elizabeth Silveira Schmidt
Secretária Municipal de Cultura e Turismo

CRONOGRAMA

Inscrições: de 1º a 29 de fevereiro de 2012
Julgamento: março de 2012
Realização do trabalho: prazo de 45 dias a contar do recebimento do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário