O autor estreou na literatura em 1974 com "O Peixe e o Pássaro" e se dedicou principalmente à literatura infantojuvenil. Seu trabalho mais recente é o autobiográfico "Vermelho Amargo", lançado em 2011.
Segundo a assessoria da editora Cosac Naify, ele deixa um trabalho inédito ainda sem título e sem previsão de publicação.
O autor recebeu inúmeros prêmios, entre eles o Jabuti, maior condecoração literária do país, e o prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil de 2008. Bartolomeu foi, além disso, finalista em 2010 do prestigioso prêmio internacional Hans Christian Andersen de Literatura Infantil.
O prêmio Ibero-americano SM reconheceu "a transcendência de sua obra que se manifesta na profundidade dos temas abordados, o respeito pelo leitor, os desafios que teve de enfrentar, seu compromisso com a arte literária sem concessões e o caráter poético e filosófico de sua obra".
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1034898-escritor-bartolomeu-campos-de-queiros-morre-aos-67-anos.shtmlmuseudapessoa em 07/05/2009
Sou frágil o suficiente para uma palavra me machucar,
como sou forte o bastante para uma palavra me ressuscitar.
(Bartolomeu Campos de Queirós)
Obras
- lalaca
- Indez
- Flora
- Mais Com Mais Dá Menos
- De Não em Não
- Estória em 3 Atos
- Por Parte de Pai
- Vermelho Amargo
- O olho de vidro do meu avô
- Onde tem Bruxa tem Fada
heltongs1 em 20/07/2011
Faleceu em 16 de janeiro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário