30 de nov. de 2009

Oportunidade Litáraria

Apesar da quantidade expressiva de livros de autores novos que vem sendo publicados nos últimos anos, existem muitos escritores com seus originais à procura de uma editora ou de uma maneira alternativa de publicar sua obra. Para muitos, o custo da edição de um livro é proibitivo e custear o próprio livro pode ser uma grande decepção, pois a qualidade do conteúdo pode não ser a ideal e as vendas podem não acontecer.

E as editoras, cada vez mais têm menos disposição em investir em autores novos, coisa que significa arriscar recursos que poderiam ir para uma reedição de livro de sucesso, de livro de autor conhecido ou de um título importado com venda garantida.

Quanto à qualidade do conteúdo, uma alternativa para conseguir a publicação de um livro – passando por uma boa avaliação - é a participação em concursos literários. Para os escritores novos, que estão com a gaveta cheia e produzindo mais, qualquer que seja o gênero, a melhor maneira de ter a qualidade da sua obra reconhecida - se essa qualidade existir, é claro - é ficar atento a todos os concursos que aparecerem e participar.

Mesmo que o prêmio não seja a publicação de um livro, mesmo que seja apenas um certificado, um troféu, participação em uma antologia, o escritor deve participar. Não deve pagar taxas de inscrição exorbitantes, mas deve participar. No que diz respeito à participação em antologia, quando for o caso, atenção: não pague para entrar nela. Se o concurso oferece a publicação em antologia, não há o que cobrar, pois é prêmio. Se tentarem cobrar, não é concurso, é apenas comércio de páginas em antologias, sem seleção.

O fato de ter um trabalho ou uma seleção de textos classificado e premiado, seja qual for o prêmio, indica que o autor está no caminho certo, que a sua obra deve ter alguma qualidade e que ele terá boas chances em outros certames. Esse reconhecimento dá mais segurança para que haja continuidade na produção. E sabemos que quanto mais praticamos, mais poderemos melhorar no que fazemos.
Se o prêmio for a publicação de um livro, tanto melhor, é o reconhecimento do talento e a exposição da obra. Por isso, é interessante ficar de olho nos concursos que aparecem e participar daqueles que contemplam os gêneros que praticamos.

Luiz Carlos Amorim

Fonte:
http://www.reporterdiario.com.br/index.php?id=160631&secao=5

Nenhum comentário:

Postar um comentário