24 de mai. de 2012

A Bela Adormecida

Estou alegre e o motivo beira secretamente à humilhação,
porque aos 50 anos não posso mais fazer curso de dança,
 escolher profissão, aprender a nadar como se deve.
 No entanto, não sei se é por causa das águas,
deste ar que desentoca do chão as formigas aladas,
 ou se é por causa dele que volta e põe tudo arcaico, 
como a matéria da alma, 
se você vai ao pasto,
 se você olha o céu,
 aquelas frutinhas travosas,
 aquela estrelinha nova, 
sabe que nada mudou. 
O pai está vivo e tosse, 
a mãe pragueja sem raiva na cozinha. 
Assim que escurecer vou namorar. 
Que mundo ordenado e bom! 
Namorar quem? 
Minha alma nasceu desposada com um marido invisível. 
Quando ele fala roreja quando ele vem eu sei, 
porque as hastes se inclinam. 
Eu fico tão atenta que adormeço a cada ano mais. 
Sob juramento lhes digo: tenho 18 anos.
 Incompletos. 
(Adélia Prado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário